Sabemos que sangramentos podem ocorrer em situações normais do dia a dia, como quando nosso nariz sangra quando praticamos atividade física ao ar livre em um dia quente ou de tempo seco, ou quando uma mulher menstrua.
Se a coagulação estiver funcionando normalmente, esses sangramentos serão controlados e não causarão qualquer problema ao indivíduo. Em pessoas com doenças hemorrágicas, ao contrário, esses sangramentos serão mais prolongados, em maior quantidade e de mais difícil controle.
Portanto, não é qualquer sangramento que sugere a presença de uma doença hemorrágica, principalmente uma doença hemorrágica rara, mas sim um sangramento que seja diferente do que habitualmente é esperado.
na pele, de aparecimento espontâneo, isto é, sem qualquer batida que os cause.
que ocorrem com muita frequência ou em grande volume, sem nenhum fator local que justifique sua ocorrência.
e procedimentos cirúrgicos ou odontológicos, especialmente os recorrentes ou que necessitem de transfusão de sangue ou do uso de alguma medicação para serem controlados.
sem um fator que os justifique, como cálculo renal ou infecção.
após pequenos ferimentos do dia a dia, especialmente se for necessário buscar atenção médica para controlá-los.
ou com coágulos e a necessidade de troca frequente dos absorventes ou o uso de absorventes noturnos durante o dia, especialmente se for acompanhada de anemia.
de algum músculo ou articulação, geralmente de início súbito, podendo aparecer logo após uma batida ou até mesmo espontaneamente, indicando a possibilidade de um sangramento interno.
que podem se tornar pretas ou com sangue vivo, não associado a hemorroidas.
Este conteúdo foi desenvolvido pela SBTH (Sociedade Brasileira de Trombose e Hemostasia - Joyce Annichino Bizzacchi, Ana Clara Kneese Nascimento, Carolina Kassab Wroclawski, Samuel Souza Medina).
Esses sinais podem estar presentes em outras condições. As informações contidas neste site têm caráter meramente educativo e não substituem a consulta com um profissional de saúde.
Clique abaixo para fazer uma avaliação inicial se você já apresentou algum tipo de sangramento que julgou ser anormal e tem interesse em saber se pode ter uma doença hemorrágica rara.
Essa avaliação não dará seu diagnóstico, mas servirá para saber se seus sangramentos podem sugerir a presença de uma doença hemorrágica e se você deve procurar um médico para fazer uma investigação mais profunda.